sábado, 9 de maio de 2009

Roland Barthes - (12 Nov. 1915 / 25 Mar. 1980)

_______________
(...)

"Imagino pois uma espécie de utopia, em que os textos escritos com gozo poderiam circular fora de qualquer instância mercantil, e em que, por conseguinte, não teriam aquilo a que se chama - com uma palavra assaz atroz - uma grande difusão. vinte anos, a filosofia era ainda muito hegeliana e jogava muito com a ideia de totalização. Hoje, a própria filosofia se pluralizou e portanto podem imaginar-se utopias de tipo mais grupuscular. Mais falansteriano..

Esses textos circulariam então em pequenos grupos, entre amizades e por conseguinte seria verdadeiramente a circulaação do desejo de escrever e do gozo de ler, que formaria bola de neve, e se encadearia fora de qualquer instância (...)

ESCREVER...PARA QUÊ, PARA QUEM?, Edições 70, Lisboa s/d
1.ª ed. francesa, Grenoble, 1974
_____________

Nota: Descobri Barthes no fim dos anos 70. "Mitologias", "O Grau Zero da Escrita", o inesquecível "O Prazer do Texto", que li e reli e conservo, como os restantes, cheio de sublinhados, "Sade, Fourier, Loyola", "A Câmara Clara", etc, etc.

A sua morte, de acidente de viação e o preconceito das novas gerações e programas pedagógicos contra a cultura francófona, lançaram -no, aparentemente, no esquecimento.
No entanto, este pequeno excerto, quase
profetiza a blogosfera.

1 comentário:

jose albergaria disse...

Caríssima amiga,
Se a blogoesfera tivesse um patrono, ou, melhor dito, devesse ter um Santo da sua devoção (assim como têm os motards...),já adivinhou?: S. Roland Barthes.
Um bom fin-de-semaine.
JA