segunda-feira, 5 de março de 2012

A Criança Que Ri


CXXXII

O suspiro é uma palavra que me é próxima. Existirão, certamente, palavras um tanto ou quanto mais confusas, tais como alívio ou consolo. Eu sou um vivente disléxico. Quero dizer uma palavra e sai-me outra.

Morro sem soltar um único suspiro.

Construo o muro. Sobreponho argamassa sobre argamassa e não chego à flor.

Os comprimidos são tão ruidosos como a porta a que bato. Vinda do negrume vem a injecção. Enterrada no rabo amolecido.

Lembro-me de uma palavra e quero dizê-la. Quero dizer a palavra. Procuro de memória a palavra que não chego a dizer. Não basta saber dizer uma palavra para a dizer.

Eu altero a palavra para a dizer. Altero a palavra e isso basta.

Carlos Torres Figueiredo, Modo de Ler,Porto, 2012, p.p. 140.

Foi atribuído a este livro o Prémio de Poesia Eugénio de Andrade 2011 conforme vem assinalado na capa.

"Nasceu a 5 de Março de 1968, em Lisboa. Curta biografia. Tudo o mais são pormenores que poderiam ter sido de outro modo. Assim fossem".

Sem comentários: