quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vitaly Margulis


Vitaly Margulis, pianista, pedagogo e autor de estudos filosóficos musicais, nasceu a 16 de Abril de 1928, na cidade ucraniana de Charkov. Morreu, no passado dia 29 de Maio em Los Angeles onde, desde 1994, ensinava na Universidade da Califórnia.
Com o pai, que teve como professor Alexandre Horowitz, aluno de Alexander Scriabin, teve as suas primeiras lições de piano. Continuou os seus estudos no conceituado Conservatório de Leninegrado, com o professor Samarij Sawshinskij, onde, de 1958 até à sua partida para a América em 1974, ministrou a sua própria classe de piano. Durante essa época, Vitaly Margulis triunfou em mais de um milhar de concertos por toda a Rússia.
(Ver mais aqui e aqui)
Nota:
Conheci este grande pianista nos anos 90, em São Petersburgo, e tive a honra de o ter como guia em algumas zonas da cidade, inesquecíveis para a minha memória cultural. Cito, por exemplo, uma área habitacional do tempo de Dostoievski, onde teria tido lugar o enredo do conhecido romance "Crime e Castigo". Outros lugares, como o Conservatório Rimsky-Korsakov, onde a Sofia (Lourenço) actuou, a casa-museu Alexander Pushkin, a necrópole dos artistas onde estão sepultados, além de Dostoievski, Tchaikovsky, Borodine, Glinka, etc. Revi-o há uns anos, em Óbidos, onde costumava deslocar-se no Verão para ministrar cursos de aperfeiçoamento e, simultâneamente, deliciar-nos com as suas performances.

Sem comentários: