terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mais, acerca do PORTO, com explicação "tripeira".

_________________________
«O topónimo Portucale, síntese de dois vocábulos primitivos (Portus e Cale, referentes a dois aglomerados populacionais fortificados, nas margens norte e sul do rio a que chamaram Douro), tem a sua alusão mais antiga inscrita em moedas visigóticas, Portucale - por extenso, Portucale castrum novum, nome de uma diocese constante em documentos do Concílio de Lugo, em 569 - viria, por abrandamento fonético, a dar origem a Portugal, nome do que é hoje, com as actuais delimitações fronteiriças, o mais velho país da Europa.
(...)
Burgo de resistência, cidade-chave na edificação do reino, matriz, por interposto Infante D. Henrique, da expansão marítima, ninho de ideais voltados para o progresso material e espiritual - foi no Porto operário que, em 1889, se realizou o primeiro congresso socialista e, e em 1890, uma celebração do 1.º de Maio, dois anos após a matança de Chicago - enriquecendo-se em alfobre artístico, berço de guerreiros, navegadores, comerciantes, artistas de todas as artes, o Porto dos Almadas, a "Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade" metamorfoseia-se, na segunda metade do séc. XIX, numa verdadeira metrópole moderna.
(...)
Nos estaleiros do Douro. foi construída, aliás, boa parte da frota que, de Lisboa, rumou a Ceuta, num contributo que não se ficou pelo trabalho e pelo saber dos carpinteiros, calafates e demais artífices ribeirinhos; os porões dos navios encheram-se com carne que os portuenses dispensavam, limitando-se a guardar para si os miúdos, as partes intestinais, enfim, as "tripas das reses". Belo gesto, história ou lenda, que deu como ganho aos portuenses uma honrosa alcunha: tripeiros.»


DIAS, Manuel, Porto Património Cultural da Humanidade - Espaços e Monumentos Clasdsificados pela Unesco, Porto, Norprint, 1999

2 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Cavaco detestava o Porto. E a Dona Ferreira Leite tem mesmo ar de membro daquelas famelgas de "respeito", onde campeiam as ideias curtas e o cromossoma do autoritarismo. Essa gente nada sabe da nossa história e da importância da cidade do Porto nela. Boa iniciativa deste blog.

carolina disse...

É verdade que existe a "Portofobia", normalmente de gente imbecil e desinformada, armada à fina. E é verdade que o Cavaco não grama o Porto. Quem o diz é o rui Moreira, portuense do PSD, num livro recentemente publicado, chamado "Uma Questão de Carácter".

Saudações tripeiras.

C.